UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Curso: PEAD
Disciplina: EPPC
Professora: Íris E. Tempel Costa/ Vera Corazza
Pólo: Alvorada
Atividade: 6,7,8, semana 3
Nome do aluno: Denise Ribeiro Martins
Atividade 6 : grupo= Denise, Tatiana Gomes, Evanice Loch, Nair Marili Monroe, Cristiane Ramos
Atividade 7: Leitura dos Textos
Atividade 8: Resumo Analítico
RESUMO ANALÍTICO
Título: Leitura e Reflexão
Autores: Maurice Tardif / Danielle Raymond
Data: dezembro de 2000, Campinas: CEDES.V.21, n.73
Palavras chaves: Professor, magistério, tempo, saberes, trabalho docente.
Temática principal:
O texto versa sobre a pesquisa que o autor faz comparando a opinião de diversos autores e quais os fatores determinantes que influenciam na trajetória de um profissional em educação, nas fontes de seus conhecimentos, de como estas fontes contribuem para sua formação profissional e pedagógica, no seu trabalho, na sua carreira, na sua personalidade e identidade como trabalhador, na sua maneira de agir e interagir com colegas de trabalho, alunos e pais e na sua transformação, através do tempo, adquirindo experiência e vivência profissionais.
Conclusão do autor:
Na conclusão o autor deixa claro que os saberes profissionais dos trabalhadores em educação não dependem , unicamente, dos adquiridos na universidade, mas de fatores diversos, isto é, fatores sociais, pessoais, familiares, da escola de sua formação primária, de suas crenças. Que o professor não é um computador que acumula informações, mas um ser pensante de sentimentos e vivências e experiências, vividas na interação com colegas de trabalho, alunos e pais, que o saber ensinar não se reduz ao ato de adquirir conhecimento, mas a vivência com as suas experiências, com o que acumulou ao longo do tempo de trabalho, através do qual modifica sua personalidade e sua identidade profissional, modelando-a, adquirindo lastros e certezas, segurança profissional dentro de sua equipe, assumindo um papel, procurando objetivos, explorando seus recursos pessoais.
Discutindo as idéias do autor:
Concordo com o autor, com a idéia de que somos influenciados pelo meio em que vivemos, pois na minha trajetória em educação, sofri algumas mudanças, de pensamento, de personalidade, de comportamento e profissional.
Quando me formei, tinha a idéia de que o professor teria que ter todas as respostas prontas aos questionamentos dos alunos, mas no decorrer dessa trajetória, aprendi muito com os alunos e vi que não era assim, não precisávamos saber tudo, mas buscarmos respostas para aquilo que não sabíamos junto com os alunos, pois muito deles traziam soluções de suas vivencias e experiências.
Muitas vezes na nossa prática pedagógica transmitimos o que e como aprendemos, mas sem uma reflexão mais profunda. Lembro-me que certa vez em uma aula de história, discutíamos a escravidão (negros) no Brasil, e uma aluna negra, abaixou a cabeça e uma lágrima mal disfarçada rolou no seu rosto, fiquei emocionada, perguntei-lhe se estava tudo bem, ela me respondeu que nunca poderia ter imaginado que seus antepassados foram reis e rainhas na sua terra natal, pois segundo ela, o negro era visto com preconceito e discriminado, e não era comum um branco casar com um negro.
Pensei, que bobagem, eu não sou preconceituosa, mas parei para uma reflexão mais profunda, e me perguntei: Se um filho meu gostasse de duas moças, uma branca e outra negra, com qual eu gostaria que ele casasse?
Na época a resposta deixou-me triste, hoje felizmente, não é mais a mesma, pois aprendi muito com aminha aluna. Outro dia a professora da biblioteca, pediu para que eu escolhesse um aluno negro, para uma peça de teatro, pedi que ela entrasse na sala e perguntasse quem era descendente de negro, a maioria levantou a mão, inclusive um lourinho, ela perguntou se ele tinha sangue negro, ele levantou e disse que a sua tataravô era descendente de negros.
São nas pequenas coisas que fizemos a diferença, que crescemos, que amadurecemos e modificamos.
1 comment:
Olá Denise, ontém também não conseguia abrir nenhum blog. Hoje já estão normais.Bjs.Adriana
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