Wednesday, December 26, 2007
Friday, December 07, 2007
sucata

Wednesday, December 05, 2007
APRENDENDO

Wednesday, November 28, 2007
MÚSICA

Aprendendo Música
Na aula de música, quase surtei, pois nunca soube identificar melodia e ritmo, quando a professora colocou a música e começou a ensinar os passos, entrei em pânico, era um tal de direita eu esquerda, para frente eu para trás, uma confusão. Comecei a prestar atenção ao que a professora dizia, prestem atenção no ritmo, na marcação do tempo, na melodia. Assim foi ficando mais claro e com o tempo consegui me harmonizar um pouco mais com a música.
Mas e agora? Como fazer com os alunos?
Li e reli as instruções, treinei, e mãos à obra.
Para minha surpresa foi mais fácil do que imaginava, pois com as crianças aprendi que a música começa no ouvido atento, e não como eu pensava, que música, para entender só quem sabia ler partitura, ou seja, para os proficionais.
Com a aula da professora e a aula com meus alunos, começo a entender mias sobre música e me aventurar a trabalhar mais com os alunos.
Friday, November 23, 2007
Blogs

Friday, November 16, 2007
Relato de Experiencias
Escolhi essa postagem, por ser um assunto que, quando comecei no PEAD não sabia quase nada de tecnologia, embora tivesse consciência de sua importância para as pessoas e principalmente para os alunos que estamos formando nesse mundo informatizado. Hoje na minha prática a informática se faz presença constante, é mais uma disciplina que interagem com as demais.
E-mail enviado por Eliana Ramalho e comentário postado pela professora Íris, sobre o evento do I Encontro Nacional On-line do Proinfo, onde aconteceram palestras e relatos, em 19 e 20 de outubro de 2006 e Ezequiel, Gilirian e professores fizeram parte.
Esse relato de experiências refere-se a softwares sociais,
http://quemfaz.blogspot.com/2006/10/1-encontro-nacional-online-da.html
onde são relatadas experiências com blogs que envolvem alunos de 4 escolas diferentes dos estados de Minas Gerais e Santa Catarina.
Segundo o relator o blog cooperativo é um incentivo aos alunos que tem participado, desenvolvendo suas competências de leitura, escrita e analise, assim aumentando sua vontade de ler e escrever, sendo que tudo que promove a leitura e a escrita é válido.
O aluno ao ver reconhecido o seu trabalho para além dos muros da escola, sente mais responsabilidade, o tornar publico os leva a serem cuidadosos na expressão da escrita.
Demonstra que os alunos estão aprendendo a trabalhar colaborativamente, ampliando seus conhecimentos e seu horizonte para além dos muros da escola, onde alunos e professores aprendem..
Concordo com essa experiência, é um trabalho lento e desafiante, mas que surte ótimas resultados, com todas as faixas etárias, como com os pequenos podemos usar o blog como diário de palavras e desenhos.
http://www.comunidadeproinfo.escolabr.com/trabalhos.html
Programas utilizados, http://www.edemarmp.com.br/nte/index.html.
Com os maiores tenho a minha própria experiência, com turma de 3ª e 4ª series, onde construímos um blog pra eles, o trabalho foi lento e exaustivo, pois vários tiveram que fazer várias vezes, até dar certo, mas quando isso aconteceu vi o deslumbramento, a satisfação e a alegria em seus rostos. No mesmo instante já começaram a postar em seus blogs e comentar nos blogs dos colegas, contando como foi essa experiência, a cada comentário lido a motivação aumentava. Só vi um problema, eles se deram conta que a aula de informática havia terminado e lidar com os pedidos para ficarem mais um pouquinho.
Thursday, November 15, 2007
Sunday, November 11, 2007
FEIRA DO LIVRO

Wednesday, October 24, 2007
Histórias para Teatro

Sunday, October 21, 2007
TEATRO

Atividade de Teatro
Fiquei preocupada com a atividade de teatro.
Sempre gostei de fazer teatro com meus alunos, mas fazia teatro relâmpago, assim chamamos, pois eles pensavam em uma cena do seu cotidiano e representavam, no máximo três minutos.
Em uma dessas represemtações, um aluno junto com outro colega, representou uma cena que acontecia com ele em casa, quando ele representou, percebi o quanto isso o incomodava.
A cena era a seguinte:
¨O pai na frente da TV vendo futebol, ele vai falar com o pai sobre um problema que está passando, mas o pai não lhe dá atenção, depois dele muito insistir, o pai brabo e sem escutá-lo, o põe de castigo, por incomodá-lo.
O aluno no final da apresentaçãoquase chorou.
Conversei com ele e discutimos alguns pontos e maneiras de realizar outro tipo de abordagem em outra ocasião.
Mas não sei se estava fazendo a coisa certa, não tinha nada de didática e muito pouca teoria no campo de teatro.
Agora estou aliando a teoria com a boa vontade e a prática, sendo assim comecei os trabalhos da atividade de teatro com eles, está dando um pouco de confusão, mas eles estão adorando, sugerindo mil idéias.
Até a próxima.
Portifolio

Sunday, October 14, 2007
Descobertas

Aprofundando meus conhecimentos sobre poesia com a leitura dos textos e poemas da aula de literatura, percebo que antes me detinha apenas nas rimas, e usava como tema o cotidiano deles e seus sentimentos, hoje percebo que tem mil opções de se criar uma poesia.Simplesmente brincar com uma folha em branco, usar formas nada convencionais, o humor, o absurdo, o inesperado,o inusitado, etc.
É fantástico!
Monday, October 08, 2007
POESIA

Sunday, October 07, 2007
Essa pintura de 1656 produzida durante o período Barroco, tem caráter clássico, pois se destina à corte, parece ser de um espelho refletindo o casal real, ou um quadro na parede, devido ao seu tamanho.
Observo uma sala austera, de fundo escuro, que por isso dá mais destaque ao grupo retratado, há pouca luz, mas direcionada mais para a infanta Margarida, luz natural que entra pela janela e pela porta dos fundos. Parece não haver luz artificial, visto que os lustres parece não possuir nada que indique isso.
Uma sala com um grupo de pessoas, reunidas aparentemente em volta da infanta Margarida, suas damas de honra, o pintor, o cachorro. Um casal de anões, o camareiro mais no fundo na escada, um padre e uma freira em segundo plano, quadros em quase toda parede.
Sunday, September 30, 2007
EU E AS ARTES
AH! Meu Blog,parece que te esqueci,mas foram tantas correrias, embora de ¨férias¨, tinha muito o que fazer, chegando o final do trimestre, avaliações,pareceres, um horror, sem contar as inumeras atividades extras na escola, com setenta alunos para organizar, ensaiar, observar cada detalhe e escrever sobre cada um, não é muito fácil e toma-nos tempo, mas agora estou de volta.
Principalmente para comentar sobre as aulas presenciais, fiquei encantada, embora acho que não tenha aptidão para teatro, música e artes, adorei, já literatura sempre gostei de ler e escrever, embora secretamente.
Aprendi que tudo é arte, pode? Olha, quem diria,arte.

para mim mesma,pois não tenho ritmo nem voz, não
pretendo espantar ninguém.
Sei que apesar das dificuldades vou amar essas disciplinas.
Thursday, September 13, 2007
FESTA

QUE FESTA!!!
A festa estava ótima, apesar de sentirmos falta dos clouros e de muitos colegas,mas mesmo assim o nosso Pólo foi muito bem representado por queles que lá compareceram e abrilhantaram essa magnífica festa, que irá ficar em nossa memória seletiva como mais um acontecimento inesquecível da UFRGS, do nosso querido Pólo de Alvorada, das nossas queridas tutoras e professoras e dos estimados colegas, que com tanta alegria, entusiasmo e garra representaram a mais esse evento, estamos todos de parabéns pelo espetáculo.
Beijos a todos.
Sunday, August 12, 2007
DIA DOS PAIS
Estas poesias foram construidas pelos alunos da 3ª e 4ª série, os meus alunos, que tanto orgulho me dão, e por sugestão deles estou publicando aqui, espero que assim como eu vocês também apreciem.

DIFERENTES PAIS
Tem pais que dão carinho
E tem pais que nem sempre são bonzinhos
Tem pais que vivem viajando
E pais presentes que vivem cuidando
Tem pais que quando vêem os filhos o coração pula de alegria
E pais que ignoram os filhos no dia a dia
Tem pais que deixam seus filhos felizes
E pais que deixam seus filhos tristes
Tem pais que brincam
E pais que criticam
Tem pais que tem filhos
E pais que não tem
Tem pais que tem amor no coração
E pais que não tem noção que magoam nosso coração
Tem pais que não pensam nos sentimentos dos filhos
E pais que pensam
Tem pais que não dão carinho e amor
E fazem seus filhos sentirem dor
Tem pais que dão presentes e acham que está ótimo
Mas fazem os filhos sentirem ódio
Mas existem também o pai que além de dar amor também dá valor
E esse amor que sente, continua grande infinito e além.
3ª SÉRIE.
PAI
Pai você é o melhor pai do mundo
Você é o meu amor profundo
Você é tudo que eu tenho
Para lhe agradar sempre me empenho
Correndo em segurança à sua direção
Com toda a minha dedicação
Por que você é minha paixão.
Mesmo me xingando
Continuo te amando
Mesmo me batendo
Continuo te querendo
Só assim aprendo
Pois quando crescer
Quero ser igual a você.
Longe ou perto continuo te amando
Como foi importante teu amor constante
E saber que você está sempre presente
No meu coração e na minha mente
Você é minha estrela cadente.
4ª Série.
Sunday, August 05, 2007
O que será? Velhice?

Sunday, July 29, 2007
FÉRIAS...QUANDO?

Saturday, July 21, 2007
AULA PRESENCIAL
Tuesday, July 10, 2007
JUSTIFICATIVA

Lendo esse texto, comecei a refletir, será falta de amor?
O que vocês acham?
Wednesday, July 04, 2007
AMOR

Vida - É o Amor existencial.
Razão - É o Amor que pondera.
Estudo - É o Amor que analisa.
Ciência - É o Amor que investiga.
Filosofia - É o Amor que pensa.
Religião - É o Amor que busca Deus.
Verdade - É o Amor que se eterniza.
Ideal - É o Amor que se eleva.
Fé - É o Amor que se transcende.
Esperança - É o Amor que sonha.
Caridade - É o Amor que auxilia.
Fraternidade - É o Amor que se expande.
Sacrifício - É o Amor que se esforça.
Renúncia - É o Amor que se depura.
Simpatia - É o Amor que sorri.
Altruísmo - É o Amor que se engrandece.
Trabalho - É o Amor que constrói.
Indiferença - É o Amor que se esconde.
Desespero - É o Amor que se desgoverna.
Paixão - É o Amor que se desequilibra.
Ciúme - É o Amor que se desvaira.
Egoísmo - É o Amor que se animaliza.
Orgulho - É o Amor que enlouquece.
Sensualismo - É o Amor que se envenena.
Vaidade - É o Amor que se embriaga.
Finalmente, o ódio, que julgas ser a
antítese do Amor, não é senão o próprio
Amor que adoeceu gravemente.
Tuesday, June 26, 2007
Infância

Sunday, June 17, 2007
Avaliação

Sunday, June 03, 2007
Enlouquecendo

Monday, May 28, 2007
Aulas presenciais


Friday, May 11, 2007
Freud explica

Monday, April 30, 2007
Um olhar para o que já passou

A caminhada até aqui , não foi fácil,com todos os compromissos profissionais, sociais e a faculdade,mas esse último é apaixonante.
Já tinha iniciado uma faculdade, cursei até o 3º semsestre, mas a situação financeira não permitiu que continuasse. Apesar de gostar bastante das aulas presenciais, a faculdade virtual é fora de série.
Sempre gostei de usar o computador, mas nunca tinha me aperfeiçoado, apenas usava para pesquisas e emails. Descobrir uma infinidade de recursos e facilidades, foi emocionante mesmo com as dificuldades, mas o melhor é saber que somos capazes, basta querer e ter persistência.
Tuesday, April 24, 2007
INICÍO DE SEMESTRE

Tuesday, April 03, 2007
FELIZ RETORNO

Friday, March 16, 2007
RETORNANDO
Friday, February 23, 2007
DE VOLTA
Friday, January 26, 2007
Passei!!!!!!!!
Sunday, January 14, 2007
FÉRIAS
Wednesday, January 10, 2007
AVALIAÇÃO

Olha, como estamos felizes!
