
Que este Natal tenha trazido para todos muita compreenção, amor, solidadriedade, cooperação, harmonia, saúde, paz, renovado as forças e um grande abraço no aniversriante, não esquecendo de agradecer sempre por tudo que recebemos.
É importante a participação da comunidade nas decisões escolares, pois é uma das maiores interessadas, mas cabe a nós fazer com que essa comunidade se aproprie do conhecimento, se sensibilize, tenha consciência politica, para que exerça os seus direitos, reivindique um ensino de melhor qualidade. Este melhorou, mas nem tanto,o ensino público ainda requer mais qualidade e facilidade em promover projetos educacionais. A comunidade participa através das eleições para diretor, do PPP, do calendário escolar e do conselho escolar, e pode participar mais, pois faz parte do contexto e conhece a realidade da escola, podendo sugerir soluções e sugestões, assim exercendo o seu direito a democracia e de cidadão.
No desenho ao lado, de um aluno ,nos dá a idéia do seu conhecimento, conseguiu representar bem , pois faz parte do seu codidiano as palavras escritas.
Aproveito para mostrar o projeto sobre o lixo, algo que faz parte de suas vidas e que nem sempre se dão conta, de como é importante, não só no presente como no futuro do nosso planeta, pois se não cuidarmos as futuras gerações não terão conhecimento nem para desenhar esses desenhos, pois não terão conhecimento, e é muito difícil desenhar o que desconhecemos.
Trabalho de ciências sobre a natureza-mdulo 2
TEMPO
As noções de tempo que nos orientam em diversas atividades da nossa vida, não são naturais, são constituidas num processo a partir da nossa iniciação na vida e na história. Assim começamos a construir a nossa própria história, através do tempo, e nada mais significativo para percebermos essa passagem do tempo e compreendê-lo do que a atividade de elaborar a linha do tempo de nossa vida e aplicarmos com nossos alunos, que para eles foi muito esclarecedor,pois começaram a construir a noção de tempo analisando a sua própria linha do tempo e relembrando alguns fatos que ficaram registrados em suas memórias.Compreenderam que também o tempo histórico está organizado em períodos.
Analisando a minha apresentação do Portifólio, vejo que poderia ter ficado bem melhor, estava muito nervosa, devido a um episódio ocorrido por conta de um engano do colega de sala no último dia de fiscal do vestibular, episódio esse em que ele achou que não tinha recolhido a grade de resposta de um vestibulano, que já havia ido embora,entramos em pânico.Mas felizmente depois de revisarmos três vezes, verificamos que estava grudada em outra, alívio...
Chegando no Pólo, ainda abalada, verifiquei que só tinha eu do meu grupo para apresentar, comecei apresentar diante de uma plateia de elite, prof.Gilberto, profª de literatura, tutoras por último a colega Katia que estava chegando.
Não sou muito boa em apresentações e representações, embora sonhe fazer um curso de teatro.
Analisando, vejo que poderia ter sido mais sucinta, ressaltando os tópicos mais relevantes, como o progresso que os alunos fizeram depois que criaram e começaram a usar os seus blogs, tanto na escrita como na organização de ideias, aprenderam a analisar os trabalhos dos colegas criticamente, elogiar ou sugerir algo para melhorar,executar as tarefas e desafios postados por mim. Demonstraram preocupação em mostrar para o mundo o quanto eles sabiam e tinham aprendido e como ainda podem aprender.
Mesmo assim pude verificar que obtive progresso neste semestre, o quanto cresci em vários sentidos, embora ainda seja inibida para representar, consegui fazer maravilhas com meus alunos com teatro, bem crianças são naturais e não tem vergonha, são simplesmente maravilhosas.
Aprendi com eles músicas da moda, aplicando as atividades da disciplina, descobri verdadeiras artístas,e a experiência de histórias continuadas, em grupo, me mostraram muito deles, aprendemos e ensinamos, respeito, amizade, cooperação diálogo e a compartilhar idéias.
¨Lembramos do que ouvimos,aprendemos o que vimos e construimos o nosso conhecimento praticando¨.