Monday, November 06, 2006

ECS-6


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEAD
ALUNA: Denise Ribeiro Martins
DSCIPLINA: Escola Cultura e Sociedade
PROFESSORA: Vera Corazza
PÓLO: Alvorada
ATIVIDADE: 6 Weber II

WEBER

Concepções de humano, mundo e a educação na perspectiva weberiana.
*Ser/estar x papéis
*Poder/hierarquia

Lendo e analisando Weber, como já vimos em outra atividade, a dominação existe.
Vivemos em uma sociedade onde existe e sempre existirá, de uma ou de outra maneira,
Os dominantes e os dominados, onde temos que prestar contas dos nossos atos, certos ou errados, assim também na comunidade escolar onde estamos inseridos.
Querendo ou não, até no meu dia a dia, em sala de aula, mesmo que isso não seja evidente e por mais amiga e democrática que sou, os alunos sabem que na sala de aula existe uma “autoridade dominante”, seja pelo respeito, pela hierarquia ou pelo próprio papel desempenhado.
Por exemplo, na escola onde trabalho, a equipe diretiva é bastante democrática, embora veladamente autoritária, ou seja,sabemos que toda decisão tem que ser levada ao seu conhecimento paro o aval final (hierarquia). Mas em outra escola que trabalhei, em época de eleição para prefeito, estávamos reunidas na sala dos professores, quando deixei o meu fichário com um adesivo de campanha na mesa da sala, para ir ao banheiro, quando voltei surpreendi a diretora (do partido oposto) com meu fichário em uma mão e o adesivo em outra, e perguntava de quem era o tal fichário, ninguém respondia, eu que tinha entrado e estava atrás dela, falei: -É meu, porque, não existe democracia nesta escola ? Ela riu e fingiu ser uma brincadeira, entregando-me o meu material, ainda bem que era convocação, não fiquei muito tempo mais, pois se continuasse iria arrumar briga, a hierarquia pode e deve existir, mas com respeito.

3 comments:

Tatiana Richardt said...

Olá, Denise! A dominação de uns sujeitos sobre os outros se dá em todas as esferas da sociedade e vemos essas situações todo o tempo, e muito na escola! Adorei teu blog! Um abraço, Tatiana - Tutora.

Cris said...

Sou do Pólo de Três Cachoeiras, concordo com você que a dominação existe e ora somos dominantes e dominados. Visite meu blog.

Um abraço!

Cláudia Denise said...

Denise concordo contigo quando diz que tem que haver uma autoridade dominante na sala de aula, pois os alunos normalmente tem uma vida meio "louca", sem rótinas e horários.Então para mantermos uma certa ordem precisamos nos tornar autoridades, mas esse autoritarismo tem que ser com respeito e carinho.