Monday, September 29, 2008

PA

PROJETO

No nosso projeto sobre o porque das diferenças físicas do homem, já que temos todos a mesma origem, me remeteu para o início do ano letivo, quando começei os conteúdos de História assistindo com eles o filme"A guerra do fogo", onde conta a história dos homens do período paleolitico.São homens que fazem parte de uma tribo de Homo sapiens, que são atacados por outro grupo rival de Homo erectus.
Aborda a concepção socio-histórica do homem e a disputa pelo fogo.
Lembrei-me das questões levantadas pelos alunos, suas dúvidas e suas indagações de como seria viver naquela época, se fazia muito frio, como eles sobreviveram, se eles foram os primeiros seres humanos,como a gente mudou tanto, como aprendemos a falar, etc...
Isso me levou a retomar esse assunto em função do PA, pois acho que tenho um bom material, trabalhando com eles.

2 comments:

Tatiana Gomes said...

OLÁ...Dê!!
Sempre atenta a tudo que podes trabalhar com teus alunos e ainda compartilhar conosco...que bom!
Adorei teu comentário em meu blog e obrigada pela força e injeção de ânimo!
OBRIGADA!!

Beatriz said...

Maravilha!! Já pensastes o que foi a descoberta do fogo na vida do homem? Queres saber uma mudança na morfologia do homem que det=riva disso? Nossos dentes caninos não são mais tão pontudos por que não precisamos mais rasgar a carne e outros alimentos crus. Pelo mesmo motivo os dentes chamados do ciso, ( por que será?) tb já nem aparecem em alguns. E a qtdade de pelo no corpo? Mudou?
Um abração
Bea