Saturday, August 29, 2009

               PROFESSORES INVESTIGADORES


Na aula presencial do SI VII no dia 26 de agosto, fomos desafiadas a entrar no papel de um investigador, analizar uma sacola de lixo inorgânico, tentar descobrir qual o perfil ou perfis das pessoas que geraram aquele lixo, levantar hipoeses,evidências e indícios.
Foi um tabalho de investigação bem detalhado, em cima das evidências, como notas de lojas, caixas de remédios, objetos pessoais, de higiene, beleza, adornos, para podermos montar o perfil da família que gerou aquele lixo.No meio da investigação,nos passamos em um item, por termos certeza do que era, por uma única informação, e não investigamos a fundo, no que esse pequeno detalhe que mudou todo o contexto das nossas hipoteses, mudando assim toda a investigação. Assim também às vezes acontece com nossos alunos, quando chegam em nossas mãos e recebemos os famosos recadinhos do professor anterior "esse não que nada com nada, vive no mundo da lua, não gosta de fazer os temas,etc."
Mas será que é isso mesmo? Ou como no item do trabalho, achamos e não investigamos o porque dele ser assim, qual a evidência que nos prova que ele tem algum problema?Ou é só questão de investigar o que acontece com essa criança, em que contexto familiar ela  vive?
Poia às vezes é uma coisa tão pequena, basta incentivá-la levantar a auto estima,valorizá-la, por isso temos que ser investigadores com nossos alunos, um pequeno gesto pode mudar o futuro deles.

1 comment:

Beatriz said...

É bem isso!!A atitude investigativa inclui por em duvida os preconceitos e o conhecimento anterior para construir um noco conceito, mais próximo do momento em que se está.
Denise, lembra que é exigência um post qualificado por semana!!Valeu!!
Um abração
Bea