Friday, April 09, 2010

Arquitetura Pedagógica

                                    Pensando

Quando pensei na Arquitetura Pedagógica para o estágio,resolvi optar por um PA, pois gosto de instigar os alunos a pensar, perguntar, expor suas dúvidas, certezas e opiniões, pois acredito que as perguntas são o resultado natural da curiosidade e nos levam a novos conhecimentos, a novas compreensões, a tomada  de consciência do que sabemos e estimulam a investigação, pois geram observação, interpretação das respostas, desenvolve o estudo e leva-se a investigar o que se conhece. Sendo assim desafiam o aluno a comprometerem-se com a pesquisa das idéias, na aplicação dos processos intelectuais em problemas de interesse pessoal ou social envolvendo-os com a realidade, agrupando-os por interesses semelhantes, colocando-os em um papel ativo, pesquisador, onde observa, expõe e entrevista, revisando e aperfeiçoando seus conhecimentos iniciais para o aprimoramento progressivo, podendo ajudar a desenvolver essas habilidades.Pois sabemos que precisamos desequilibrar as idéias preconcebidas( sentido piageano), para que o aluno sinta-se¨incomodado¨e comece a ter dúvidas sobre essas idéias, para que possa refletir sobre as mesmas e assim reconstuí-las.

1 comment:

mauranunes.com said...

Isso mesmo, Denise! Desequilíbrios e desacomodação instigam para o novo, e novas aprendizagens acontecem. Será que não podemos pensar que as perguntas surgem, então, diante do desconhecido, do que não se sabe, e isso levará à investigação? Bjs, Maura - tutora do SI