Sunday, May 23, 2010

                           Aprendendo com o erro
                   
                     

Essa semana depois de ler algumas produções textuais dos alunos, verifiquei alguns erros de ortografia e linguagem, resolvi passar para eles um texto escrito por uma menina, onde ela repete muito as palavras "aí" e "daí", bem típico das produções e fala deles, que escrevem conforme falam.
Ao lerem o texto,  no início, acharam cansativo depois de alguns questionamentos da minha parte, refletiram e analisaram, deram-se conta do porque o texto era cansativo, criticaram , mas ainda não se dando conta de que o mesmo era praticado por eles. Disseram "ela escreve como fala", pedi para alguns alunos me contassem sobre o seu fim de semana e que os outros prestassem atenção na narrativa, depois pedi que escrevessem todos como foi o seu fim de semana e pintassem as palavras que aparecessem várias vezes repetidas e comparassem com o texto dado. Ao pintarem as palavras, contarem e compararem , ficaram pensativos e começaram a sugerir soluções para o problema, ou seja, eliminar as palavras repetidas sem "estragar" o texto, como por exemplo substituir por vírgulas.
Assim deram -se conta do erro dele e buscaram uma solução.
Segundo Ferreiro (2001) não devemos nos limitar a explicar a solução correta, nem ignorar o erro,mas sim, conduzir o aluno a buscar comparações que o faça avançar, e segundo Hoffmam(1997 p.79) "...os erros construtivos caracterizam-se por sua descoberta ..." "...só é construtivo quando a criança tem que reestruturar  seu pensamento..."

1 comment:

mauranunes.com said...

Que bacana Denise! Eles mesmos observam, analisam, encontram as alternativas. Com certeza esta experiência não será esquecida por eles! Bjs, Maura - tutora do SI