Sunday, October 22, 2006

Weber


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Curso: PEAD
Disciplina: ECS WEBER II
Atividade: 5 semana 4
Professora: Íris E. Tempel Costa /Vera Corazza
Nome do aluno: Denise ribeiro Martins

WEBER

Sociólogo alemão, conceituado a denominação como obediência a um determinado mandante, que geraria por parte do obediente uma espécie de submissão, a obediência podia depender dos costumes, comportamento, interesse, vantagens.
A base autêntica, está ligada a três tipos de denominação: legal,tradicional, carismática (afetiva).
Legal = baseia-se na denominação, superior ordena, servo obedece.
Tradicional = é determinada por costumes, hábitos, crenças, transformando numa segunda natureza, age conforme tradições.
Carismática = relação de afeto, ditado pelo estado de consciência definida por reação emocional. Surge também do afeto que um povo nutri por uma pessoa baseado na admiração (herói).
Lendo os dois autores, defini que para Durkheim a comunidade é melhor ou anterior a sociedade, já para Weber uma existe dentro da outra.
Para Weber a política é irracional, influenciada pela paixão, o cientista deve ser neutro, amante da verdade, para Durkheim política é a relação entre governantes e governados,

11 comments:

Solange Molina Sentinger said...

Oi Denise!
Bem clara a tua comparação entre os autores.
Um abraço.

Tatiana Gomes said...

COMENTÁRIO ATIVIDADE ECS 5 WEBER I:
OLÁ!!!
Que bacana teu texto, fácil de compreender,nossa achei muito bem feito!
Deu para perceber bem a comparação entre os dois e definir sua posição frente ao que estudou.
PARABÉNS... E CONTINUES ASSIM ENTREGANDO AS ATIVIDADES SEMPRE EM DIA!!
BJÃO

Unknown said...

Adorei ver que estas conceguindo postar tuas atividades ,voltas-tes a ativa,que bom.Teu texto ficou muito bem feito,claro e objetivo como tu és.Agente percebe que pesquisastes e adquiriu conhecimentos no assunto Weber.Encontrou algumas coisas que eu não havia ,então lendo o tua pesquisa aprendi mais algumas coisas.

Evanice said...

Comentário Atividade ECS 5 Weber I:
Olá Denise!
O teu texto ficou bem organizado e elaborado. Percebo que pesquisou falas sobre o autor, consegui aprender mais um pouco sobre Weber.
Parabéns pela dedicação!

Ana Lucia Alves said...

Denise, foi bem clara tua escrita. Colocou para que veio e qual entendimento teve. Abraços.

ANDRÉIA said...

Oi Denise! Teu texto ficou muito legal, bem claro e objetivo. Percebi algumas coisas que não havia constatado. Um abraço! Andréia.

Adriana Irigaray said...

Estamos te esperando amanhã, na aula presencial, no Pólo. Bjs.Adriana

Unknown said...

Denise teu texto esta infomativo e baseando-me no estudos que fiz deste cara chamado Weber,sua teoria em relação as dominações legítimas, percebi que a escola é administrada de forma burocrática. Nestas administraçoes hierárquicas vivenciamos papéis em determinados momentos e situações, mas acima de tudo devemos ser nós mesmos nestas representações por que este papel vem e vai, o que somos é o que permanece e é que tem a força para mudar o que deve ser mudado.
Devemos ser o que realmente somos em eterno aperfeiçoamento, onde estamos levando em concideração todos os aspectos, representando os papéis de maneira que estes estejam de acordo a transformar uma realidade que necessita ser e são uma permanente mudança rumo às novas concepções.
A escola é um espaço em que podem ser feitas estas mudanças que tem como base uma realidade social e através dessa transformar um pensamento e as idéias em atitudes que irão de uma forma ou de outra manifestar-se na sociedade e esta ser produto de melhorias.

PAT-VIDA said...

Denise,
gostei do teu texto sobre as teorias de dominação explicitadas por Weber.Você traduziu-as com objetividade. Assim como fizestes fica mais fácil de entender. Li o texto que nossa colega Ana Paula fez e também gostei muito. Se puderes, dá uma olhadinha no Blog dela, lá deixei uns exemplos das três formas de dominação que penso podemos encontrar nos dias de hoje.
Um abraço,
Ledi

Prof. Cristiane said...

Comentário ESC5-WeberI
Teu texto ficou ótimo, bem elaborado, de fácil compreensão.
Um abraço Cristiane

dani albrecht said...

Oi Denise!
Passei para comentar o seu texto do Weber.
Está muito bom, bem objetivo e colocaste as idéias principais bem dentro do contexto.
Beijos da Dani.