Wednesday, October 24, 2007

Histórias para Teatro

HISTÓRIAS

Tenho uma 3ª e uma 4ª série, estou trabalhando produção textual com eles.
Resolvi usar a experiência do Seminário Integrador das histórias continuadas, pois gostei muito e acho que pode dizer muito dos escritores. Só tinha trbalhado até então com histórias coletivas, onde cada um contribuia com uma idéia, eu ia escrevendo no quadro, até formar um trxto.
Com a 3ª série, separei eles em grupos de 6 alunos e distribui uma folha para o grupo, onde deveriam escrever a história. Primeiro deveriam todos juntos escolher o tema, depois disso, cada um deveria escrever uma ou duas linhas da história, mas sem se conversar, deveriam ler o que o colega escreveu e continuar com sentido.
Um grupo logo escolheu o tema e se organizou, não precisando de quase nenhuma interferência da minha parte.
Outro, precisei interferir várias vezes,pois as idéias estavam muito desencontradas, cada um queria escrever do seu jeito sem respeitar o outro, parei e dei uma aula sobre respeitar para ser respeitado. Depois de umas dicussões e argumentações, chegaram a um acordo, e prosseguiram.
Outros grupos tiveram alguma dificuldade em continuar do ponto que o colega havia parado, liam mais de uma vez até ter uma idéia de como continuar, mas conseguiram.
Com a 4ª série, como estava trabalhando produção textual juntamente com o ambiente informatazado, eles fizeram suas produções no computador, foi ótimo, embora tenha dado algumas confusões, como um colega que deletou a produção do outro por não concordar, lá fui eu , outra aula sobre respeitar os colegas, mas no final tudo bem, as interferências foram bem menos que na outra turma.
Terminada as história e lidas, relatei para eles a surpreza que havia falado no início, da aula para quando eles terminassem as produções, que era representarem .
Foi uma¨ loucura¨, começou a surgir mil idéias de como fazer, até uma que me assustou, pendurar o monstro no teto(um deles) para parecer que vinha voando. Isso é uma outa história, que vou ter que administrar, fazer com que eles compreendam que é perigoso.
Agora só falta as apresentações e se Deus quiser vai dar tudo certo, pois entusiasmo é que não falta.
Até lá.

1 comment:

Adriana Irigaray said...

Bom dia Denise, é bom saber que estás conseguindo produzir com teus alunos, uma nova forma de trabalhar. É normal, que os alunos tenham dificuldades para se organizarem, por muitas vezes, precisamos interfirir.Quanto as apresentações, irão exprementar um novo mundo, onde a fantasia é permitida. Por que não, deixar que pendurem um brinquedo no teto, simbolizando um monstro? Será um novo desafio.
Um bom final de semana!
Bjs...