Thursday, March 27, 2008

Portifólio



PORTIFÓLIO


Analisando a minha apresentação do Portifólio, vejo que poderia ter ficado bem melhor, estava muito nervosa, devido a um episódio ocorrido por conta de um engano do colega de sala no último dia de fiscal do vestibular, episódio esse em que ele achou que não tinha recolhido a grade de resposta de um vestibulano, que já havia ido embora,entramos em pânico.Mas felizmente depois de revisarmos três vezes, verificamos que estava grudada em outra, alívio...


Chegando no Pólo, ainda abalada, verifiquei que só tinha eu do meu grupo para apresentar, comecei apresentar diante de uma plateia de elite, prof.Gilberto, profª de literatura, tutoras por último a colega Katia que estava chegando.

Não sou muito boa em apresentações e representações, embora sonhe fazer um curso de teatro.

Analisando, vejo que poderia ter sido mais sucinta, ressaltando os tópicos mais relevantes, como o progresso que os alunos fizeram depois que criaram e começaram a usar os seus blogs, tanto na escrita como na organização de ideias, aprenderam a analisar os trabalhos dos colegas criticamente, elogiar ou sugerir algo para melhorar,executar as tarefas e desafios postados por mim. Demonstraram preocupação em mostrar para o mundo o quanto eles sabiam e tinham aprendido e como ainda podem aprender.

Mesmo assim pude verificar que obtive progresso neste semestre, o quanto cresci em vários sentidos, embora ainda seja inibida para representar, consegui fazer maravilhas com meus alunos com teatro, bem crianças são naturais e não tem vergonha, são simplesmente maravilhosas.

Aprendi com eles músicas da moda, aplicando as atividades da disciplina, descobri verdadeiras artístas,e a experiência de histórias continuadas, em grupo, me mostraram muito deles, aprendemos e ensinamos, respeito, amizade, cooperação diálogo e a compartilhar idéias.

¨Lembramos do que ouvimos,aprendemos o que vimos e construimos o nosso conhecimento praticando¨.


2 comments:

Adriana Irigaray said...

Oí, Denise particularmente foi com meus alunos que aprendi a ser mais "solta".Quando estou com eles não é preciso representar, mas, confesso que levou tempo pra isso. Colocas que és inibida contudo, já consegues representar, o caminho é este, às vezes as crianças esperam tão pouco de nós, professores. A cada dia, aprendemos mais um pouquinho.
Bjs......

Andrea said...

Ola Denise!
Um dos objetivos da apresentação do portifólio, como tu mesmo falas, é ter a oportunidade de refletir sobre tuas aprendizagens no semestre, assim mesmo que apresentação não tenha sido a ideal, em tua classificação, é extremamente válida para o teu processo de aprendizagem. Com certeza essa experiência fará também, com que modifiques tua forma de apresentação para o próximo semestre. Achei muito interessante essa relação que tu faz, entre o aprendizado da arte para a criança e todos os outros aprendizados que podem vir associados, como a questão da cooperação. Talvez seja interessante refletirmos se esse “plus” sempre ocorre, ou se isso esta vinculado à forma com que trabalhaste com eles?
Bom trabalho! Um abraço,
Andréa.