Sunday, November 29, 2009

Análise

                                  Comunicação
Na idade média os surdos eram considerados sujeitos estranhos e objeto de curiosidade da sociedade, eram proibidos de receberem a comunhão e existia leis que proibiam de receber heranças,votar e usufluir dos  direitos como cidadãos.
Na idade moderna surgiram alguns autores que defenderam alguns direitos  e até escreveram livros que ilustravam o alfabeto da época, foram  Pedro  Ponce de Leon Fray de Melchor Yebra entre outros.
Na idade contemporânea Abade Charles conheceu duas irmãs surdas que se comunicavam por sinais, manteve contato com todos os surdos  e procurou aprender a língua deles, ou seja, a língua de sinais, fundou a primeira escola pública para surdos. Depois deles vieram outros que se preocuparam com os surdos e de como inclí-los na sociedade como cidadãos normais,mas infelizmente a luta dessa comunidade não terminou, se estende até hoje, para que sejam reconhecida a sua lingua de sinais como  a lingua portuguesa, a inglesa, a alemã, etc.
Eu acho que as pessoas surdas são mais observadoras que a maioria das que ouvem, talvez porque no mundo delas não haja som, e isso desperta o senso de observação. No mais são pessoas tão normais quanto qualquer outra, com suas carências, sonhos e anseios, mas que precisam ser reconhecidas pelos seus talentos e o mundo ser mais adequado as condições delas, por exemplo ser obrigatório no curriculo estudar a lingua de sinais, para as crianças é bem mais fácil aprender e sabemos que elas aprendem entre si com mais facilidade, pois embora tenhamos várias maneiras de nos comunicar a lingua seja ela qual for exerce um entendimento e uma comunicação entreas pessoas.

1 comment:

Simone said...

Olá Denise!
Apontas questões importantes dessa trajetória dos surdos na sociedade. A LIBRAS difere das línguas orais justamente por utilizar outro canal comunicativo, isto é, a visão em vez da audição.
Em que a interdisicplina contribuiu para a tua prática em sala de aula?
Sugiro dares uma revisada na digitação de algumas palavras da tua postagem.
Um abraço, Simone - Tutora sede