Monday, November 02, 2009

Aprendendo no EJA

                                         EJA
Uma atividade da disciplina do EJA, era fazermos uma entrevista com uma(o) educadora(o) do mesmo.
Nunca tinha tido contato com esse tipo de docência e seus alunos.
Foi muito interessante , observei uma turma de 5ª série, onde havia dois alunos jovens de 17 e 18 anos e duas alunas com mais de 50 anos, sendo esses os mais velhos e os mais novos, observei que a linguagem é bem diferente em um mesmo contexto, enquanto os mais velhos possuem uma linguagem formal, seus assuntos giram em torno das experiências de vida, estão ali para aprender, perguntam sobre tudo, querem entender a fundo,se preocupam ,pois o raciocínio é mais lento, não faltam as aulas, os jovens possuem uma linguagem repleta de gírias, seus assuntos giram em torno do presente, se contentam em aprender o necessário para passarem de ano,embora seu raciocínio seja rápido e ativo.
Percebo que o desafio do educador do EJA seja conciliar essas duas realidades dentro da sala de aula, de modo que o adulto aprenda mesmo com suas limitações e o jovem permaneça em sala de aula, mas ao meu ver o principal desafio seria integrar essas duas realidades de modo  que uma aprendesse com a outra. Seria possível?

1 comment:

Simone said...

Denise ao ler a tua postagem também fiquei pensando sobre esse desafio de ter numa sala de aula alunos tão diferentes. Chegaste a perguntar isso para o educador(a) que entrevistaste? O material da interdisciplina de EJA te mostrou algum caminho?
Um abraço, Simone - Tutora sede