Mesmo tendo fugido um pouco do planejamento, pois segundo nosso calendário escolar tínhamos uma gincana sobre o meio ambiente, uma das tarefas era criar um poema sobre o tema, como em uma aula anterior eles tinham aprendido sobre acróstico e adoraram fazer, sugeriram esse tema para a tarefa da gincana, como era um por turma , resolvi fazer coletivamente.
Depois da escolha da palavra chave, que foi NATUREZA, começou as sugestões, e foi uma aprendizagem para eu verificar como um colega completava a idéia ou sugestões do outro, e trocavam idéias como um grande grupo, claro que com um pouco de confusão,mas construindo,se desorganizavam e se organizavam, sugerindo, questionando,mudando e convencendo alguns colegas quando não concordavam com a rima ou achavam que não estava bem colocado.
Depois de um escreve, apaga,muda torna a escrever no quadro giz,nasceu o nosso acróstico aprovado por todos.
Segundo Piaget o que caracteriza um ambiente de aprendizagem colaborativa é a ausência de hierarquia formal, um objetivo comum entre todos, respeito mútuo às diferenças individuais e liberdade para exposição de idéias e questionamentos.
E para Vygostski a aprendizagem acontece de forma interpsiquica, isto é, no coletivo, para depois haver a construção intrapsiquica, partindo do pressuposto de que a aprendizagem é constituída pelas interações do sujeito com outros indivíduos, essas interações sociais seriam as principais desencadeadoras do aprendizado.
1 comment:
O saldo foi bastante positivo então, não é mesmo Denise! Em grupo, com trocas e trabalho coletivo, acontece uma aprendizagem compartilhada, pois um auxilia o outro no seu processo! Bjs, Maura - tutora do SI
Post a Comment