Tuesday, June 15, 2010

                                       
                              Ensinando se aprende

   Agora no final do estágio percebo como foi bom ter escolhido uma turma que não era minha, pois ao longo do curso, fui mudando aos poucos a minha metodologia educacional, com o que aprendia na teoria passando para a prática, e constatando na prática o que vinha aprendendo com a teoria.
  Mas como sempre apliquei com a minha turma desde o começo do ano, acontecia naturalmente, notava mudanças,claro,mas como tudo fazia parte do novo método que estava aprendendo, como um olhar mais atento sobre o aluno, oferecer meios para que ele aprendesse a buscar por si mesmo, assim construindo o seu próprio conhecimento, tornando-se um aluno mais crítico, autônomo, usando a tecnologia como uma aliada nesse processo, tudo fluía naturalmente com resultados significativos, que fazia a diferença.
   Mas no estágio devido a algumas mudanças, não tinha turma e acabei escolhendo uma turma de 3º ano, além de não ser minha turma desde o inicio do ano e pegar digamos assim “o barco andando”. É uma turma com outro método de aprendizagens, no começo não foi fácil, pois em pouco tempo tinha que mudar a maneira em que estavam acostumados e fazer com que se adaptassem ao meu método. Foi aí que percebi a minha mudança desses quatros anos de curso, e como fez a diferença, percebi que o que aconteceu aos poucos e naturalmente já faz parte de mim, pois quando me deparei com os resultados, embora em pouco tempo, desses alunos, desde o começo do estágio até agora, a mudança, a evolução e o amadurecimento desses alunos tornando-os mais autônomos, aprendendo a analisar, concluir e refletir construindo o próprio conhecimento, percebi o meu amadurecimento, a minha mudança e a diferença que o curso fez na minha vida, tanto profissional quanto pessoal.
  Houve mudanças sim, para melhor, ensinei, mas principalmente aprendi muito com eles.

1 comment:

mauranunes.com said...

O que aprendeste, Denise? Que mudanças percebeste em ti nesse 'encontro' com a nova turma? Bjs, Maura - tutora do SI