Tuesday, April 21, 2009

Educação


O direito de toda criança deficiente ou não em frequentar a classe regular, está assegurada pela Constituição desde 1988, em todos os níveis de ensino.
Mas,mesmo sabendo disso algumas escolas (particulares) se recusam a aceitar crianças deficientes,com medo,se dizem não preparadas para lidarem com essas crianças, em parte não tiro completamente a razão delas, pois nós professores também nos sentimos muito inseguros com essa situação, não por não aceitá-las,mas por não nos oferecermos suporte profissional, qualificação para professores.
Isso gera insegurança , como lidar com essas crianças, para incluí-las ao grupo, sem que se sintam excluídas?
A nós professores, resta pesquisarmos e estudar a melhor forma de atendê-las tentando entendê-las, usando muitas vezes a nossa intuição e muito carinho.
Os pais e a escola tem o direito de exigir das autoridades um Atendimento Educacional Especializado.Onde a criança é atendida em turno inverso ao da classe que estuda, ela não vai aprender o mesmo do turno normal, não é um reforço, mas um complemento à educação, aprendem a lidar com o conhecimento,fazendo com que sintam do que são capazes, dentro de suas condições de aprendizagem, fornecendo melhores condições de se apropriarem do conhecimento na classe comum, é uma aula diferenciada, onde vão se conhecendo e entendendo o porque de agirem daquela maneira, tendo condições para que possam ultrapassar as barreiras e as limitações impostas pelas suas próprias limitações, e terem condições de trabalhar melhor na sala de aula comum.

1 comment:

Iris said...

Olá, Denise

Esta questão da inclusão, do modo como foi proposta - sem formação, sem apoio para os professores, as vezes me faz pensar que a fachada da inclusão encobre o verdadeiro interesse: fechar centros especializados que representam gastos consideráveis.
Abra@os