Saturday, April 11, 2009

Um novo olhar


Reformulando nossos conceitos

O texto de Fernando Becker" Construtivismo",é muito interessante e me levou a pensar e a analisar, vendo minha escola no dia a dia com outro olhar, mais crítico e observador , inclusive sobre mim mesma. Pois dizia-me meio contra o construtivismo, só que a minha metodologia é baseada no construtivismo, e aí?
Sempre acreditei que o aluno trás uma bagagem consigo, isto é, já possui algum conhecimento, que adquiriu desde o nascimento com experiências concretas interagindo com o mundo exterior, para a construção de novos conhecimentos.
Assim como nós professores, sempre pensei que o professor deve participar do processo de ensino-aprendizagem,(estimulando, desafiando,etc.) havendo uma troca, enquanto ensina aprende e vice-versa, assim ambos se apropriam do conhecimento e o aluno tem oportunidade de construir e desconstruir conceitos com a orientação do professor.
Muito importante também que o aluno vivencie as experiências(visualize, escute,manipule e se aproprie).
No texto descobri muito da minha prática.
Comecei a observar alguns colegas e conversar sobre o que entendiam por construtivismo, então entendi porque era meio contra, segundo algumas colegas, construtivismo era deixar os alunos fazerem o que queriam, sem orientação do professor, outras que se diziam construtivistas eram na realidade tradicionais.
Vi que dentro de uma mesma escola, mesmo tendo o PPP que a rege e define uma metodologia, na verdade existem várias, diferentes.
Vivendo, aprendendo e reformulando nossos conceitos.

1 comment:

Daiane Grassi said...

Olá Denise! Ficamos felizes que a partir da leitura oportunizada pelo PEAD tenha te feito refletir sobre a tua prática e a dos que te rodeiam também. Quer dizer que te achaste no construtivismo?! Que ótimo, não é?! E será que terias uma vivência de prática para ilustrar essa descoberta?! Abraços e até a próxima! Daiane.