Tuesday, October 13, 2009


           ALFABETIZAÇÃO

Adultos que retomam à escola com forte motivação,buscam uma significação social para suas competências, articulando conhecimentos, habilidades e valores, desejam encontrar educadores  com uma prática voltada para esses interesses e suas necessidades, tendo em vista sua leitura de mundo suas experiências de vida.
Por isso esses educandos precisam se qualificar, construindo projetos pedagógicos  que considerem modelos apropriados a essas características, tornando-os sujeitos críticos da educação.
Essa caminhada já começou,pois segundo Parecer/CEB 15/98: “Uma destas diversidades se expressa nos horários em que a EJA é oferecido, especialmente noturno. A flexibilidade curricular deve significar um momento de aproveitamento das experiências diversas que estes alunos trazem consigo como, por exemplo, os modos pelos quais eles trabalham seus tempos e seu cotidiano”.
        A EJA está fundamentada na LDBEN n. 9 394 de 20 de dezembro de 1996, artigos 37 e 38 que lhe conferem a dignidade própria com maior amplitude. Além de assegurar a oferta de oportunidade escolar aos jovens e adultos, fora da idade prioritária prevista em lei, estabelece a necessidade de uma abordagem pedagógica diferenciada da que normalmente é aplicada no trabalho com crianças, incluindo conteúdos, metodologias, tipologias organizacionais e sistemáticas de avaliação.

2 comments:

Beatriz said...

Denise, notas como esse post é teórico e não se vincula a nenhum questionamento teu? Aqui está claramente só injetando informação para a Internet, sem nenhum processo de reelaboração organizativas da mesma. São post que, do ponto de vista de diário reflexivo pouco ajuda não?
Um abração
Bea

DENISE RIBEIRO MARTINS said...

Bea,sim tenho consiência do quanto é teórico a minha postagem,pois não tenho a prática do trabalhar com o EJA,aí que sinto a grande diferença do nosso curso,onde aplicamos a prática na teoria, por assim dizer, em um curso presencial, aplicamos a teoria na prática depois de formados, o diferencial do nosso curso é que os dois caminham junto,teoria aplicada à prática, prática à teoria.Não tendo a prática fica bem mais teorico.
Um Abração.