Saturday, October 10, 2009

Oi Simone!
Respondendo novamente:
Me pergunto isso  quando estou falando com eles, e como disse falo muito e interajo,tanto que muitas vezes começo em um assunto e terminamos em outro, uma coisa puxa a outra,neste momento é que me pergunto se aprenderam ou compreenderam o início,pois querendo ou não ainda estamos um pouco presas a listagem de conteúdos a seguir, uma mudança completa leva tempo,e é aos poucos, mas quando voltamos ao ponto de partida verifico através do diálogo e do questionamento que assimilaram, tanto que usam exemplos do cotidiano deles.
Por exmplo quando estavamos estudando em história as grandes navegações as descobertas de terrras e a posse pelos descobridores,relacionaram a posse pelos terrenos invadidos hoje, que acontece às vezes na comunidade deles,(uso capião) citando vários exemplos. Das descoberta de terras do passado acabamos estudando uso capião do presente.

2 comments:

Beatriz said...

Maravilha Denise!! Acho que já respondestes as questões que te fiz no post anterior. O processo de começar em um ponto de haver desvios imprevistos é bem isso!! Dai lidar com o imprevisto de forma a aproveitá-lo é uma compet~encia que o professor precisa desenvolver. Essa característica se liga a flexibilidade não? Claro que , seguidamente, tens que retomar o rumo para não abrir tanto o leque de possibilidades que a gurizada se perca. Notastes que já abristes o caminho da integração deáreas?
Um abração
Bea

Simone said...

Que legal Denise!
Esse movimento de relacionar os conteúdos com a prática, que teus alunos fizeram é o que procuramos incentivar que vocês façam ao ler os textos, refletir, discutir nos fóruns e postar aqui no blog. Parece que tens incentivado isso nos teus alunos. Essas relações dão mais sentido ao que aprendemos. Não achas?
Um abraço, Simone - Tutora sede