Friday, October 09, 2009


                                                               Escola Nova

Escola Nova ou revolução pedagógica , foi um movimento educacional que uniu educadores de vários pontos e continentes, na virada do século XIX para o  XX.
Entre seus principais fundadores se destacam John Dewey, Ovide Decroly, Maria Montessori e Clélestin Freinet, apesar de terem percorridos caminhos diferenciados, esses educadores contemporâneos tinham alguns pontos em comum, entre eles à crítica ao tradicional, a conteúdos preestabelecidos, dissociados da realidade do aluno, lições como centro da rotina escolar, apoiavam novas formas de organização de ensino  a utilização do método científico, valorizando a observação,hipótese, verificação e conclusão.
Me identifico com algumas idéias de cada um deles, pois posso constatá-las na minha prática, vou começar por John Dewey, que defendia a necessidade de valorizar a capacidade de pensar dos alunos, de prepará-los para a realidade, serem questionadores, problematizadores, tendo como principal objetivo educar a criança como um todo, estimulando-a a pensar por si mesma, defendia a democracia tanto institucional como escolar, segundo ele: "O professor que desperta entusiasmo em seus alunos conseguiu algo que nenhuma soma de  métodos sistematizados por mais corretos que sejam pode obter".
Concordo plenamente com esse autor,pois  por experiência própria de sala de aula, verifico que quando planejo à partir dos interesses deles há muito mais aprendizagem, seguindo os conteúdos,mas construo com eles os conceitos com base no que eles já sabem  e indo em busca do que ainda não sabem, orientando-os e incentivando-os a buscarem sempre as respostas para sanar as suas dúvidas, esse trabalho tem muito mais retorno,mais envolvimento e conseqüentemente mais aprendizagem que se dá quando compartilhamos experiências,pois a educação é uma constante reconstrução.

1 comment:

Beatriz said...

DEnise querida, que bom que já estás partindo dos interesses e problemas dos alunos. Como dizes, percebes mais aprendizagem. Como percebes? Que tipo de processo avaliativo fazes? Eles voltam ao conhecimento anterior para reajustar o que sabem? Eles se dão conta de que o que sabiam era pouco ou não conferia com a ciência já construída?
A retomada é muito importante e necessário para o crescimento dos conceitos se faça com vigor.
Um abraço
Bea