Monday, November 08, 2010

# EIXO VI

Na disciplina de Educação de Pessoas com  Necessidades Especiaisme abriu os olhos, fez com que eu passasse a ter um novo olhar sobre um termo antigo, o direito de todas as crianças, com ou sem necessidade especial de frequentarem a classe regular. Mas também fez com que eu refletisse no preparo de nós professores em atender essas crianças, não como acontecia, de simplesmente incluí-las, pois assim virava exclusão, mas de pesquisar e exigir a qualificação apropriada e os direitos assegurados por lei para essas crianças de frequentarem a classe regular com qualidade.
Estudando Diversidade Étnico Racial, ajudou-me na didática das minha aulas, como passar para os alunos a nossa descendência, de uma maneira gostosa, lançando mão de recursos deles próprios, como o painel que montamos com fotos de seus antepassados,das pesquisas sobre suas origens e das descobertas de cada um.
Trabalhando com a realidade deles, ficou bem mais fácil eles entenderem  a sua origem  e a dos colegas, passaram a respeitarem -se mais, o que também desencadeou a curiosidade deles sobre a origem do homem, o que gerou o nosso PA.
http://deniseribmartins.blogspot.com/2009/05/mosaico.html
Lendo os textos referentes a disciplina de Psicologia, principalmente o de Fernando Becker sobre o construtivismo, mais uma vez comprovei a metodologia do PEAD, descobrir na teoria a prática, e que descobertas, quanto mais lia os textos mais identificava a minha prática. Claro que com a teoria pude qualificar a mesma,pois descobri em que se baseava a minha prática e com isso pude analisar e aprofundar o meu olhar sobre mim mesma e sobre os alunos, com críticas construtivas, melhorando o meu fazer pedagógico.
Uma das disciplinas que mais me marcou neste semestre foi o Seminário Integrador, com a construção do PA, aprendi a trabalhar em grupo a distancia, esse tipo de trabalho em grupo me revelou muitas coisas, principalmente em não esperar pelos outros,ir a luta, buscar, desafiar-me, com essa experiência aprendi a compreender mais e auxiliar os meus alunos neste tipo de trabalho, já que trabalho assim e acredito muito neste tipo de ação pedagógica. Concluímos os PAs e apresentamos, foi uma longa caminhada, com encontros e desencontros, mas nos proporcionou grandes aprendizagens,reflexões, conhecimentos e descobertas sobre nós mesmos.
Principalmente quando tivemos que analisar os trabalhos dos outros grupos.

No comments: