Saturday, October 09, 2010

# EIXO III

Esse semestre foi um grande desafio para mim, não tinha a mínima noção de ritmo e melodia, pelo menos era o que eu pensava, até quase surtar na aula presencial de Música, mas no decorrer das aulas percebi que era medo, lendo bastante o material das aulas, verifique que não era tão difíícil, o problema estava em mim.
Como as crianças não tem vergonha e são desinibidas, principalmente quando gostam de algo, me ensinaram muito. e como é bom aprender.
Até hoje essas aprendizagens fazem parte da minha prática pedagógica.
Assim também nas aulas de Teatro, que tanto como a música, requer expressão corporal, são disciplinas que se integram, e se relacionam com todas as outras.Mas com as aulas de teatro foi mais difícil, precisei me superar, com as dicas do professor Gilberto e indo em busca dessa superação, procurei um curso de teatro, o que foi benéfico tanto para mim como para os meus alunos, melhorando tanto a minha vida profissional como pessoal.
As aulas de Ludicidade, foram muito significativas, pois reforçaram a minha opinião  de que a criança aprende mais brincando, mas também me alertaram para que passasse a observar e a retomar as brincadeiras de hoje e do nosso tempo, hoje as crianças brincam de uma maneira diferente, com violência, inesperados pelos programas da mídia, isso fez com que eu revivesse os tipos de brinquedos do passado e aproveitasse o tema, sucata, para eles confeccionarem tais brinquedos para brincarem no recreio, deu tão certo que até pediram para presentear no natal as crianças mais pobres que eles, resgatamos valores e fizemos disso uma prática até hoje.

http://deniseribmartins.blogspot.com/2007/10/teatro.html

Como é bom descobrir que existe diferentes maneiras de ver as coisas e que todas estão certas, digo isso me referindo as aulas de Artes Visuais, com elas percebi como é importante valorizar todos os tipos de artes, e fazer com que as crianças aprendem com um olhar sensível observar a sua volta e descobrir a beleza. Pois arte não era o que eu pensava,aulas de ensino técnico artísticas, aprendi a ver arte até em um prato de refeição decorado e passei a incentivar meus alunos nesse exercício de observação.
Ensinei e aprendi com essa disciplina a abrir os olhos, a olhar,a observar e se embriagar de tudo que é belo, embora cada um tenha sua concepção do belo.
Hoje minha vida profissional tanto quanto pessoal é com certeza mais bela.
Nas aulas de Literatura, aprendi que temos várias maneiras de fazer as mesmas coisas, e que quanto mais diversificamos mais aprendemos.Como no Seminário Integrador que aprendemos uma nova maneira de produção textual, continuada,que passei para a minha prática pedagógica,e os alunos adoraram, desenvolveram várias habilidades, como cooperação, observação, senso de continuidade,respeito,etc.

http://deniseribmartins.blogspot.com/2007/10/descobertas.html

http://deniseribmartins.blogspot.com/2007/10/poesia.html

Todas as disciplinas são interdisciplnares, lúdico brincando com as palavras,poesia, representando um texto, teatro e alegria,compreendendo toda essa beleza que é viver e aprender.

No comments: