Monday, October 11, 2010

# Eixo IV

Neste semestre foram muitas atividades, principalmente de Matemática, onde os vários desafios prenderam nossa atenção, no começo levávamos mais tempo para resolvê-los,mas com a prática começou a ficar mais fácil, fez com que me colocasse no lugar dos meus alunos, pois adoro aplicar desafios nas minhas aulas, acredito que estimule e exercite o cérebro, e nesta disciplina pude comprovar, por isso até hoje uso muitos desafios com meus alunos.
Voltar no tempo sempre é bom, como disse um autor,que no momento não me recordo,recordar é viver duas vezes, e na disciplina representação do mundo pelo Estudos Sociais, onde montamos a nossa linha do tempo, pude comprovar isso, me surpreendi gostando dessa disciplina,que até então não gosta, mas a professora de uma maneira diferente,mais lúdica,onde em uma aula presencial ,tínhamos que levar algo significativo de nossa infância, aprendi a relacionar a minha história com a história dos livros didáticos, sendo assim constatei que o entendimento faca muito mais fácil e prazeroso, passei a aplicar essa técnica com meus alunos, que adoraram e aprenderam mais com essa relação, entendendo mais o que liam nos livros, até hoje essa prática acompanha as minhas aulas.

http://deniseribmartins.blogspot.com/2008/06/tempo.html

http://deniseribmartins.blogspot.com/2008/04/histria-da-histria.html

Como todas as disciplinas se interligam, em Ciências, também de uma forma mais lúdica na aula presencial tivemos que fazer desenhos a partir de palavras dadas, verifiquei de como é mais fácil quando já possuímos algum conhecimento do objeto, assim percebi também com os meus alunos quando apliquei essa aula.
Em todas disciplinas, ou qualquer coisa que desejamos ensinar, devemos partir do que eles sabem, do concreto,experenciar, analisar, para que eles construam o conhecimento. 

http://deniseribmartins.blogspot.com/2008/06/desenho.html

Assim aprendemos não só no  SI IV, mas desde o começo do curso, foi uma cobrança das nossas professoras, refletir, analisar, questionar, ter um olhar mais atento, argumentar, etc, estes conselhos começaram a fazer parte da minha prática pedagógica, por exemplo criei a pesquisa curiosa a partir dos questionamentos e curiosidades dos alunos.
Em Tecnologia,aprendi a usar muitas ferramentas, como o Excel, para gráficos,paint, para modificar,diminuir ou aumentar imagens,e outras tantas que nesta era da informática não poderia ignorar, o que muito facilitou nas minhas aulas, pois alio o caderno, o livro com o computador.

No comments: